Home Data de criação : 10/04/23 Última atualização : 11/10/17 15:14 / 2 Artigos publicados

As mais procuradas Praias do Ceará  escrito em sexta 23 abril 2010 10:22

brasil, fortaleza, messejana, turismo

Blog de portalmessejana :Portal Messejana, de Fortaleza - Ceará Brasil, As mais procuradas Praias do Ceará

 

Praias do Ceará – as mais
 procuradas

 

 

Costa do Sol nascente

 

Na Costa SolNascente (a Leste de Fortaleza) os traços marcantes são as falésias de areias coloridas e fontes de água doce, que oferecem um sem número de "banhos de bica" ao longo da costa, e resultam em inspiração para cantores, compositores e artesãos, refletindo nos primorosos trabalhos de artesanato, música, dança e dramaturgia. As matas de densos coqueirais são complementadas por rios de importância na história da formação do Ceará: o Pacoti, o Choró, o Pirangi e o Jaguaribe, com ricos ecossistemas marinhos.

 

Neste litoral o destaque é para Canoa Quebrada, outra praia cearense cuja fama corre o mundo e onde você se emociona com o "astral" inusitado do local. A culinária e o artesanato são criativos, além de uma noite fabulosa onde nativos e visitantes se envolvem numa única cultura: a cultura de Canoa.

 

Nesta direção da costa, as praias se multiplicam, desde a praia do Porto das Dunas – desembocadura do rio Pacoti – até Icapuí, com mais de 30 praias, formadas pelos coqueirais da Ponta da Caponga, das falésias e fontes das Praias das Fontes e do Morro Branco, de Majorlândia, da Quixaba, da Redonda...

 

Em todas elas o acesso é direto aos núcleos de pescadores, cuja atividade básica é a pesca artesanal em rede de peixe e camarão, e a captura da lagosta. Em todas as praias de grandes manguezais a fauna marinha é exuberante.

 

Canoa Quebrada

 

Praia com pequena enseada, situada na base de falésias com areias colorida e avermelhada, de até 30 metros de altura.

 

Devido a beleza das paisagens, bem como auroras deslumbrantes, pôr-do-sol e noite de lua, onde sua luz deixa o mar prateado, desperta cada vez mais interesse em visitá-la.

 

Inclusive alguns cineastas já escolheram Canoa Quebrada como palco para alguns filmes.

 

Porto das Dunas

 

Integrada à região metropolitana de Fortaleza, a praia do Porto das Dunas tem ocupação planejada que se estende entre o mar e o Rio Pacoti.

 

É nesta praia onde está localizado o arrojado complexo turístico Beach Park, composto de parque aquático, pista de ultraleve, rios e bicas artificiais, restaurantes de cardápio regional e internacional, boutiques, oferecendo ainda um serviço de praia de categoria internacional. Hotéis, resorts, pousadas e residências luxuosas consolidam o pólo turístico de expressivo valor ecológico e diversificados atrativos turísticos desta praia.

 

Beach Park

 

O Beach Park é igualzinho aos parques mais famosos do mundo, mas tem uma vantagem que nenhum outro oferece: a localização na praia. E que praia ! O Beach Park fica localizado na praia do Porto das Dunas, que faz parte da região metropolitana de Fortaleza.

Você vai ver logo que o Beach Park também é um tremendo complexo gastronômico. Na praia, saboreando um caranguejo ou um peixe frito e tomando uma cerveja gelada... Nos três restaurantes, as mais variadas delícias da culinária nacional e internacional.

 

O Beach Park também possui lojas onde você sempre encontra tudo o que precisa: maiôs, sungas, toalhas e outros itens de uma moda-praia muito transada, além de uma variada linha de souvenirs com o espírito o e jeito do parque número um do Brasil.

As atrações temáticas do Beach Park foram projetadas para satisfazer pessoas de todas as idades. Tem a Arca de Noé e a Ilha do Tesouro, para o público infanto-juvenil, e a Correnteza Encantada, um rio mágico que crianças e adultos. Essas são apenas algumas das diversas atrações deste parque.

 

Caponga

 

Caponga está entre as praias favoritas do fortalezense para turismo de segunda residência (fins-de-semana e férias), que ocupam casas de médio padrão e hotéis sofisticados.

 

Nesta praia convivem núcleos nativos e turísticos de padrões diferenciados. Moradores locais aprenderam a dividir a beleza do espaço comum.

 

Morro Branco

 

Praia extensa ao longo de fabuloso conjunto de falésias de areias coloridas, onde é constante a formação de cavernas e a existência de nascentes.

 

As falésias constituem um platô que permitem visão panorâmica do litoral leste; um banho agradável no mar e nas bicas protegidas em frente ao núcleo de pescadores onde situa-se o ancoradouro de jangadas, por trás das falésias, as dunas de areia branca represam as águas da Lagoa Trauá, onde a vegetação é verdejante e variada.

 

Praias das Fontes

 

Praia extensa ao longo de falésias de grande beleza com ocupação rarefeita; a paisagem é rica tanto vista do mar para a terra como da terra para o mar; por trás as dunas brancas e lagoas.

 

As bicas das correntes e o banho do mar são pitorescos; as areias coloridas enriquecem a paisagem complementada pelo azul do céu e do mar.

 

Esta praia é um núcleo turístico de alto padrão, com resort integrado à paisagem, parque aquático, passeios de Buggy e de ultraleve, além de restaurantes e bares na beira da praia.

 

Majorlândia

 

Dunas, falésias, coqueirais, nascentes, regatas de jangadas, fins-de-semana e carnavais animados, restaurantes, casas de veraneio para locação, hotéis e pousadas com serviços eficientes são atributos que recomendam essa tradicional praia de veraneio, conhecida por suas areias coloridas.

 

Quixaba

 

Dunas, falésias, coqueirais, nascentes, pousadas e casas de veraneio para locação, fazem desta praia pouquíssimo explorada do litoral cearense um convite para o descanso. Mas para quem procura diversão, ela fica a 15 km de Canoa Quebrada, onde o divertimento acontece todas as noites.

 

Redonda

 

É uma das belas praias de Icapuí, localizada a 18 km da sede do município e que tem maré baixa, propiciando o banho fácil, além de conter densos coqueirais, dunas, falésias e lagoas. Tem como destaque as formações rochosas. Peculiar a essa região é a arquitetura singela das casas dos pescadores, praticamente a única opção de hospedagem nestas praias.

 

Costa do sol poente

 

A Costa do SolPoente (a oeste de Fortaleza) é uma seqüência de praias largas, rompidas pelas desembocaduras de rios e manguezais, alternando dunas fixas e móveis, e extensos coqueirais. O verde mar de águas rasas e tépidas, e um grande número de lagoas e lagamares, de águas translúcidas pela areia branca das dunas onde se localizam, reverenciam a chegada dos visitantes para banho.

 

É um litoral propício para os esportes de aventura e natureza, sejam movidos pelo vento (wind surf, hobbie-cat, laser), pelas correntes marítimas (regatas surf), ou utilizando a topografia do terreno (rallies, trecking, trilhas ecológicas). Onde se encontram os nativos, representados pelo pescador e pela rendeira.

 

Desde Cumbuco, na região metropolitana de Fortaleza, até Bitupitá, o roteiro é feito por praias que têm identidade própria: Almofala e Jericoacoara - a famosa Jeri -, reconhecida como uma das 10 mais belas praias do planeta.

 

Cada vila costeira guarda surpresas pelo modo de vida dos nativos. Você sente a emoção de participar da vida simples dos pescadores durante o dia e à noite dançar o agitado forró, que nas praias mais primitivas é realizado à luz de lampião.

 

Cumbuco

 

A praia do Cumbuco tem uma paisagem tipicamente cearense com dunas, coqueiros, cajueiros e castanholas, fazem do Cumbuco o lugar ideal para o lazer. A aventura de esquiar sobre a lagoa do Parnamirim, ou pilotar um jet-ski na Lagoa do Banana. Explorar, de Buggy, as dunas alvejantes é outra opção. Os amantes de windsurf encontram aqui os ventos e o espelho d’água mais apropriados.

 

A beleza, a proximidade de Fortaleza e a existência de hotéis, pousadas, bares, barracas e restaurantes especializados em frutos do mar fazem desta praia uma das mais concorridas do litoral oeste.

 

Bitupitá

 

Bitupitá é a sede de uma colônia de pescadores, com canoas e casas em estreita proporção, deixando a certeza de que aqui se vive tanto em terra como no mar.

 

Só não há modéstia na beleza de Bitupitá. Toda a faixa litorânea da fronteira do Ceará com o Piauí é pontilhada de acidentes geográficos que nos prendem a vista e nos enchem de emoção. Como, por exemplo, o encontro de cinco rios, formando a Ilha Grande, estuário rico em espécies flúvio-marinhas, um convite ao turismo ecológico.

 

Em Bitupitá, hospede-se em rústicas pousadas ou nas hospitaleiras casas de pescadores.

 

Almofala

 

A praia de Almofala conta a história de um povo: os índios Tremembés, ainda hoje subsistentes. Esta gente vive basicamente da pesca e também de algumas culturas para sua alimentação: o milho, o feijão, o côco da praia. A história de Almofala e sua gente remonta os primeiros anos do século XVIII, quando religiosos ergueram uma capelinha em torno da qual instalaram a Missão dos Tremembés.

 

Nesta cidade, conheça ainda a praia dos Torrões, localizada próximo a foz do Rio Aracati-mirim. Calma, com areia clara e fofa, é emoldurada por coqueiros e plantações de cana-de-açúcar e caju.

 

Jericoacoara

 

Considerada uma das dez mais belas praias do mundo, Jericoacoara resiste ao assédio e preserva sua beleza natural . Registra-se aqui uma dinâmica paisagística, reunindo junto à costa ecossistemas representativos do sertão na forma de serrote e mata de tabuleiro, ladeados por dunas , enseada e coqueiral do ecossistema litorâneo.

 

A cidade também dispõe de um pólo de hospedagem, pousadas e restaurantes variados, todos compatíveis com o santuário ecológico do lugar.

 

 

 

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.227.141.230) para se identificar     

Nenhum comentário
As mais procuradas Praias do Ceará

Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para portalmessejana

Precisa estar conectado para adicionar portalmessejana para os seus amigos

 
Criar um blog